206

Conheça nosso Blog!

Acompanhe

Aqui será o nosso espaço especial destinado ao tema "marketing", postarei artigos sobre o assunto e gostaria muito de saber sua opinião! Vale debater, discordar, reclamar, concordar e até compartilhar se quiser. Vamos nessa?

Achiles Junior

Por Achiles Junior no dia 28/11/2018

Artigos do Prof. Achiles

Profissionais de marketing e o mercado de atuação: a gênese da formação em marketing digital

Em tempos de acesso a informação quase ilimitado e disponível 24 horas por dia, ter conhecimento das possibilidades mercadológicas existentes no mundo digital é basicamente uma sobrevivência profissional, porém basta uma pesquisa rápida pela buscador mais popular do mundo para verificar que ainda esse conhecimento sobre marketing digital é limitado a um pequeno universo de entusiastas e profissionais que já se tornaram referência na área digital, por saírem da zona de conforto natural do ser humano, sendo conhecidos como verdadeiros desbravadores do assunto e a pergunta que surge de forma natural: Porque você ainda reluta em ser uma dessas referências?

Para corroborar essa afirmação, é válido destacar que de acordo com estudo realizado em 2017, pela renomada agência de marketing americana Ad Rank Media, que apresentou resultados que relatam que mesmo que os usuários estejam envolvidos cada vez mais com a tecnologia, e isso é fato! Basta olhar ao seu lado e perceber as pessoas estão conectadas ao mobile, todos com suas cabeças abaixadas e envolvidas pela magia tecnológica. Nesse estudo 60% das pessoas entrevistadas não conseguem diferenciar o que seria um resultado de pesquisa orgânica do Google e o que seria um link patrocinado (se você também não sabe continue a leitura desse artigo, ok?), afinal esse número é mais significativo do que o esperado, considerando a regulamentação existente para que as propagandas sejam sinalizadas, em anúncio pago ou não, para mais da metade dos entrevistados do ponto de vista do “consumidor” não existe uma diferença nas ações de anúncios e muito menos na visão de profissional de marketing digital sob a percepção de anúncios orgânicos ou pagos.

Resultado de imagem para inicio de tudo

Como uma análise desse resultado pode ser levada em consideração que se trata de um apontamento pelas constantes mudanças ocorridas nos algoritmos[i] do Google nos últimos anos, na forma de funcionamento dos links patrocinados que são usadas  na publicidades online direcionadas para quem busca anunciar algum produto ou serviços oferecendo a opção de destaque para as palavras chaves durante a busca pelo assunto bem como na jornada de compra do usuário, estejam cada vez mais discretas, sendo que na maioria das vezes passa “batido” a diferenciação entre links patrocinados e a busca orgânica, que por sua vez trata dos chamados resultados considerados naturais, ou seja, que são “não pagos” por alguma marca, organização ou mesmo pessoa física, em algum mecanismo de busca, como o conhecido e já mencionado Google, como também, Bing ou Yahoo!.

Percebe-se então nessa pesquisa que o reflexo pode ser ainda mais relevante no Brasil, uma vez que a atuação americana em relação ao marketing digital está em pequena vantagem por razões óbvias relacionadas a economia. O fato pelo qual a maioria das empresas ainda não se atentou ao mundo de possiblidades são os mais variados possíveis que vão desde falta de conhecimento, interesse ou mesmo receio em relação ao novo, sendo assim o mundo do marketing digital seja no Brasil ou fora de nosso território, ainda engatinha e tem muito a aprender e aplicar, uma vez que a maioria das empresas não possui um plano de ação em mídias digitais e muita nem tomaram conhecimento que o consumidor tem novas necessidades e desejos que vão além de simplesmente comprar um produto ou serviço.

Sendo assim é recomendável que as empresas direcionem seu olhar de forma mais eficiente ao mundo digital, pois a fase do “sobrinho” cuidando das redes sociais está com seus dias contados, o mundo mudou e muito e foi bem na nossa vez! A necessidade de um profissional de marketing digital completo é realidade e está mais que evidente, nesse sentido o mercado educacional e de treinamento na área de marketing oferece uma gama de possibilidades de formações flexíveis em marketing digital nas quais o profissional escolhe sua área de atuação de acordo com as necessidades do mercado. saiba mais acessando as obras, “Caminhos do Marketing“, “Itrends“, “Marketing de Varejo“, “marketing Político” e “Marketing Digital“.

[i]  Algoritmo é uma sequência lógica de programação de instrução finita bem definida e não ambígua.

Prof. Dr. Achiles Batista Ferreira Junior – Centro Universitário Internacional – Coordenador do Curso de Graduação em Marketing Digital UNINTER & Marketing UNINTER – Blog: www.marketingdavida.com.br – Instagram: @achilesjunior

Seja curioso(a), busque conteúdo e faça Graduação CST MARKETING DIGITAL UNINTER

ACESSE e use código 51848 para obter isenção da taxa de matrícula:

https://www.uninter.com/mkt-digital-ead/