Por que biscoitar pode acabar com sua carreira?
Não há dúvidas que o marketing pessoal é uma ferramenta excelente para trabalhar a nossa imagem profissional, bem como não há dúvidas que tudo que é em excesso é demasiadamente maléfico, afinal, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose, já diria a minha avó.
O que quero dizer é que muitas vezes o excesso de exposição dos ‘feitos’ em redes sociais ou em grupos de WhatsApp pode não ser tão benéfico assim, e o tiro pode sair pela culatra, ou seja, em tempos de inúmeras informações, a grande exposição pode esconder alguém inseguro, que necessita de biscoito para viver.
Dessa forma, ‘biscoitar’ é um termo interessante que nasceu como verbete LGBTQIA+ e ganhou o mundo com o advento das redes sociais, ou seja, são as postagens que tem como foco único e exclusivo os aplausos, receber elogios, tal qual o cachorro recebe o biscoito após fazer algo que dele se espera, que aliás origina esse termo.
Assim, a palavra biscoito passa a fazer parte de nosso dia a dia como um adjetivo, o qual pode trazer grandes benefícios ou acabar com carreiras. Não estou dizendo que biscoitar é ruim, pelo contrário, os profissionais de qualquer área devem publicitar seus feitos, que podem inclusive, inspirar pessoas. A grande questão é essa grande necessidade de chamar atenção para si, que pode ser prejudicial.
O excesso de biscoito está associado diretamente com o ego, onde ocorre as postagens desnecessárias, e ao invés de naturalmente obter o reconhecimento, a percepção das pessoas pode ser: êêê, olha o palhaço querendo aparecer. Com isso, vale o bom senso de sempre refletir antes de realizar as postagens.
Reafirmo que o marketing pessoal é uma excelente ferramenta de apresentação pessoal, e com o advento das redes sociais passamos a ser pessoas do mundo, assim, como toda boa ferramenta carece de ter um bom uso. Assim, planeje bem o conteúdo que você vai disponibilizar, se mantenha relevante de forma positiva, dê atenção ao design de suas publicações, afinal, seus empregadores, colegas de trabalhos e até pessoas que podem compor a sua network estão lhe avaliando. Afinal, diga-me o que postas, que vos direi quem é.
Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Positivo (PPGA-UP), Coordenador dos CST’s Gestão Comercial e Varejo da UNINTER, Grande Secretário de Comunicação e Imprensa do Grande Oriente do Paraná.