Métricas em marketing? O que são?
Onde vivem? O que comem?
Muito se fala em marketing digital, uma nova onda que veio para ficar, concorda?
Mesmo que você não pense dessa forma, em uma coisa creio que vamos concordar, afinal uma situação é fato, todos querem um alto número de acesso em seus sites, blogs, redes sociais e demais espaços virtuais. Ninguém investe para não ter resultado, ou pelo menos uma maioria age dessa forma com foco em resultados e é exatamente ai que chamo a sua atenção.
Logicamente que no caso do site um bom nível de tráfego faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso em caso de investimento no mercado digital, sendo essa a premissa básica de sucesso para qualquer página na web, podendo fazer parte do cotidiano de um blog sem muita pretensão ou mesmo um site com um moderno sistema de e-commerce destaca-se a importância de ir além a importância de se ter um conteúdo relevante para atrair e reter a atenção do internauta.
Vale também dar uma atenção a forma como se mede o resultado, visitas, pesquisas, mensurando assim a experiência do usuário. Também é válido destacar que se torna bem difícil atingir o objetivo de sucesso se o conteúdo não for relevante, da mesma forma como você está nesse momento tirando alguns minutos de seu tempo para fazer essa leitura, concorda? Muito se fala em produção de conteúdo para otimização de um site ou de sua rede social para ir o alto e além, e conquistar cada vez mais lembrança e porque não vender cada vez mais com máximo de fidelização possível.
Pense no caso do site, este não basta ser clean, belo e otimizado, é necessário conteúdo adequado e fundamentalmente conhecer, interpretar e compreender as informações que esse site pode lhe trazer, nesse sentido e tendo as métricas aos seu dispor o caminho para trilhar resultados positivos fica mais fácil, afinal o marketing sempre foi e continuará sendo uma trilha e não um trilho, uma vez que ele vai se adequando aos movimentos do mercado. Então vale dar uma atenção maior a uma boa estratégia de utilização de resultados e leitura de dados para obtenção de um resultado que seja tão assertivo quanto você almeja.
Entenda então que o termo “métricas” trata das estatísticas gerais e medidas de desempenho, uma forma de mensurar resultados, grande diferencial do marketing digital inclusive, mensurar resultados. Ele pode ser entendido como um meio de mensuração de desempenho por meio de uma coleção de dados específicos ou gerais.
Para deixar ainda melhor vale destacar FARRIS 2013, que destaca que uma métrica é um sistema de verificação, uma tendência, uma dinâmica, ou uma característica. Em virtualmente todas as disciplinas os participantes usam métodos para explicar fenômenos, diagnosticar causas, compartilhar descobertas e projetar os métodos e projetar resultados de eventos futuros. No mundo da ciência, dos negócios e do governo, as métricas estimulam o rigor e a objetividade. Eles tornam possível comparar observações entre regiões e períodos de tempo, além de facilitar a compreensão e a observação.
Sendo assim que tal dar uma atenção maior a essa temática? Eis alguns tipos de métricas existentes: Retorno sobre o investimento (ROI), custo de aquisição de cliente (CAC), custo por lead (CPL), taxa de retenção de clientes, taxa de conversão, ticket médio, número total de visitas, fontes de tráfego e taxa de cliques (CTR).
Prof. Dr. Achiles Batista Ferreira Junior – Centro Universitário Internacional – Coordenador do Curso de Graduação em Marketing Digital UNINTER & Marketing UNINTER – Blog: www.marketingdavida.com.br – Instagram: @achilesjunior
Seja curioso e procure mais informações sobre a temática. Eu indico o curso de graduação em marketing digital da UNINTER.
ACESSE e use código 51848 para obter isenção da taxa de matrícula: