03 passos objetivos para iniciar sua divulgação através do “Buzz Marketing”
O conceito do Marketing boca a boca é simples e na maioria das vezes o mesmo acontece de forma natural e espontânea e a algum tempo o mercado percebeu que a prática até antão inocente e natural pode ser induzido a formar opinião de grupos específicos e esses posteriormente geram notícia e opiniões sobre suas experiências.
Antes ao divulgar um produto ou serviço de forma isolada e assim por consequência natural gerar o marketing boca a boca que era resultado de uma boa experiência ocorrida sem programação prévia recebeu uma nova roupagem e passou a ser uma estratégia direcionada a públicos que podem ser considerados “chaves” para fomento de opinião em relação a sua experiência, surge então o Buzz Marketing que consiste em criar um boca a boca positivo em torno de um produto transformando consumidores selecionados em veículos espontâneos de mensagem. Esta, a seguir, espalha-se em círculos concêntricos, dos geradores de tendências, ao público consumidor (SALZMAN; O’REILLY, 2003 p.15).
Imagine então que você tem um bom produto ou presta um bom serviço, com certeza alguém vai lhe indicar, porém o desafio é manter um padrão para ser sempre lembrado de forma positiva e contínua pela sua qualidade e não pelas suas deficiências.
Contudo, é possível estimular de forma estratégica essa prática para gerar o buzz Marketing e esse estímulo pode ser feito, por exemplo, das seguintes formas:
1 – Reunindo pessoas chaves, podem ser desde micro influencers a grandes, ou mesmo dependendo do seu negócio líderes comunitários, pessoas que exercem algum tipo de influência sobre o público desejado, essas pessoas selecionadas serão voluntárias e farão uso de seu produto/serviço.
2 – Tão logo essas pessoas experimentarem seus produtos e serviços através de uma degustação bem elaborada, iniciam a fase de relato de experiência e se no caso for uma experiência positiva, isso pode ser reforçado, seja por postagens em grupos de interesse virtuais ou físicos, assim logicamente será gerado boca a boca positivo, dando maior crédito para empresa e possivelmente aumentando as vendas.
3 – Com o tempo você terá conhecimento de seu mercado e as melhores formas de divulgação, escolhendo o público formador de opinião com mais acertividade, imagine por exemplo que você seja um profissional de vendas de produtos de estética, e ter o testemunho positivo de alguém que forma opinião perante esse mercado e assim gera todo um “buxixo” ou “burburinho” sobre seus produtos, logicamente sempre com a preocupação de obter comentários positivos, porque o contrário também funciona, mas nesse caso seria para acabar com seu negócio, portanto, caso opte pelo buzz marketing tenha certeza da qualidade sempre.
Curiosidade: O conceito de buzz marketing é originário dos circos que precisavam divulgar seus espetáculos e usavam de pequenas demonstrações nas cidades para gerar um certa movimentação e “falatório” sobre a novidade e assim garantir a curiosidade das pessoas em relação as atrações circenses.
Prof. Dr. Achiles Batista Ferreira Junior – Centro Universitário Internacional – Coordenador do Curso de Graduação em Marketing Digital UNINTER & Marketing UNINTER – Blog: www.marketingdavida.com.br – Instagram: @achilesjunior
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