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Aqui será o nosso espaço especial destinado ao tema "marketing", postarei artigos sobre o assunto e gostaria muito de saber sua opinião! Vale debater, discordar, reclamar, concordar e até compartilhar se quiser. Vamos nessa?

Achiles Junior

Por Achiles Junior no dia 04/12/2020

Artigos do Prof. Achiles

O marketing pode ser empregado no setor público?

Logicamente, com toda certeza!

Podemos fazer a seguinte analogia: os contribuintes fazem o papel dos “consumidores” que adquirem produtos e serviços oferecidos pelas instituições públicas que seriam as “empresas”. Neste cenário, faz todo sentido o uso do marketing a fim de otimizar as ações dos órgãos públicos. Dessa forma, todos saem ganhando, contribuintes e instituições. Logo, estudar o marketing com os olhos voltados para o setor público é super importante pois os consumidores (contribuintes) estão cada vez mais exigentes e não toleram mais um atendimento medíocre, como ocorria no passado no setor público.

A verdade é quando falamos sobre marketing, estamos falando de mercado logo, não podemos deixar de ressaltar as mudanças de comportamento do consumidor que estão ocorrendo. E como nosso foco nesse momento é o setor público, precisamos ter em mente que este consumidor é também um eleitor, um cidadão, um pagador de impostos, e uma das principais mudanças é o surgimento de novos desejos dessas pessoas ou como muitos preferem, esse cidadão percebe o “despertar” de novos desejos em relação aos serviços prestados pelos setores privados e consequentemente, o setor público acaba sendo impactado, como Steve Jobs já dizia: “as pessoas não sabem o que desejam até que mostremos a elas”, ou seja com a melhoria do atendimento no setor privado, o mesmo consumidor, agora cidadão, espera por algo muito próximo da excelência no atendimento público.

Essas infinitas necessidades/desejos, muitas vezes tecnológicas, estão alinhadas a nossa incansável busca por novas soluções. Inclusive diversas inovações surgem para sanar desejos que ainda nem temos. Acabamos gerando assim uma “roda gigante de desejos”, concorda? Surgem novos produtos/serviços que por sua vez irão gerar outros desejos por novos produtos/serviços e assim caminha a humanidade em seu processo de evolução em relação ao mercado.

Autor: Dr. Achiles Batista Ferreira Junior é coordenador dos cursos EaD de Marketing Digital, EaD de Marketing e Graduação EaD Gestão Mídias Sociais. Doutor em Tecnologia e Sociedade, Mestre em Gestão de Negócios, autor de 09 livros de marketing, varejo, atendimento, tecnologia e tendências de mercado. Possui duas graduações, sendo bacharel em administração de empresas e bacharel em informática, possui 08 especializações “Lato Sensu” na área de marketing, atendimento e vendas. Atua como professor universitário, palestrante, apresentador, autor, avaliador institucional SINAES Recredenciamento EAD, possui MBA em Marketing, MBA em Administração e Varejo, MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Educação Tecnológica e Novas Mídias, Especialista em Formação de Docentes em EaD, Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa e Especialista em Filosofia e Ciência. Possui experiência profissional e docente na área de comunicação, administração de empresas e tecnologia com ênfase em Marketing e Planejamento. Docente de marketing, Avaliador Institucional Externo SINAES Recredenciamento EAD (SINAES), parecerista da Revista “Guia do Estudante” Editora Abril. Professor parecerista do Congresso Internacional de Administração UEPG 2015. Membro do Grupo de Pesquisa ABED, Membro do Grupo TEMA UTFPR, Membro Grupo de Pesquisa em Inovação UNINTER e Avaliador da Revista Científica Tecnologia e Sociedade UTFPR 2016/2017/2018. Atualmente ministra aulas e palestras na área de gestão, atendimento, marketing, varejo e comunicação e é coordenador do CST EaD Marketing Nota Máxima “05” pelo MEC e coordenador do novo CST EaD Marketing Digital UNINTER (O primeiro do Brasil a dar flexibilidade de escolha de disciplinas).