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Aqui será o nosso espaço especial destinado ao tema "marketing", postarei artigos sobre o assunto e gostaria muito de saber sua opinião! Vale debater, discordar, reclamar, concordar e até compartilhar se quiser. Vamos nessa?

Achiles Junior

Por Achiles Junior no dia 22/02/2021

Artigos do Prof. Achiles

Graduação em Marketing Digital com grades flexíveis

O mundo passa por uma fase de mudanças, isso você já percebeu, porém no mundo acadêmico isso já foi identificado a algum tempo, afinal muitos são considerados os reais motivos para uma constante análise e adequação de grades de estudos em cursos oferecidos na modalidade a distância, é correto destacar que o mercado é mutável e seu direcionamento está em constante evolução, com surgimento de novos consumidores e principalmente criação de novas formas e recursos tecnológicos que permeiam o meio educacional com suas inúmeras mudanças, que por sua vez não respeitam classes ou mesmo qualquer forma de barreira, seja ela social, política ou cultural. Nessa sequência de afirmações o acesso a informação e também a formação se direciona ao perfil de um profissional que tenha em seu cerne o espírito inovador e seja inquieto as constantes demandas e inovações existentes como as características específicas de uma economia localizada na região desse novo profissional que tem sua formação em um curso de tecnologia.
Falar sobre educação a distância é falar sobre a forte relação com os meios pelos quais ela é veiculada. Isso por que, esta modalidade, conceituada a partir de alguns autores reconhecidos na área, […] é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais (Moore e Kearsley, 2008, p.2).

Com foco nessa premissa o NDE do CST EaD Marketing da IES de Curitiba realizou inúmeras reuniões durante todo o ano de 2017 com foco no atendimento as premissas do mercado que tratavam da flexibilização e das necessidades regionais existentes em todo território brasileiro. O atual modelo de oferta de Educação a Distância instituído no Brasil foi resultado do cruzamento de 4 fatores primários:

  1. a) a escolha de uma tecnologia ou a combinação de diversas tecnologias;
  2. b) a forma de se organizar a maneira didática da oferta da educação a distância;
  3. c) a sistemática de oferta de tutoria aos alunos, seja em caráter presencial, em modo remoto (ou em ambos);
  4. d) o meio utilizado para a entrega de conteúdo, em material impresso ou apenas em meio digital (ou em ambos).

Sendo assim, a sugestão acatada foi a criação de um novo modelo de curso de graduação na modalidade EaD que tivesse como objetivo principal oferecer ao corpo discente a possiblidade de montar sua grade de disciplinas e estudo na forma que o mesmo tivesse mais liberdade e levando em consideração as necessidades do mercado local na qual esteja situado, como por exemplo, o aluno que está localizado no nordeste do Brasil pode montar sua grade de acordo com as características específicas dessa região, caso o território tenha uma tendência ao varejo, o mesmo pode ter acesso as aplicações de marketing digital a esse nicho específico, já uma outra região na qual o PAP esteja inserido que venha a ter uma característica mais de criação de conteúdo para grande empresas e corporações o mesmo pode atender a essa necessidade cursando um único curso de marketing digital, isso fica muito claro com a escolha de disciplinas que contenham conteúdo como por exemplo “inbound marketing“, que tem uma conotação e viés mais focado no novo marketing existente, pois é considerado uma maneira diferente de fazer e praticar o marketing, que tem como atributo maior a relação entre marca e cliente, formando um egresso com visão ao que se necessita no momento no qual vai para o mercado que é extremamente mutável. Assim, nessa seara, esse relato via apresentar como um Centro Universitário com sede em Curitiba/PR e com PAPs em todos os Estados da nação conseguiu inovar na oferta de sua grade, flexibilizando-a para que haja a adaptabilidade do aluno com o mercado de trabalho e características de sua região.

 

O Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital deve ter por objetivo formar profissionais de nível superior, na área profissional de gestão, aptos ao ingresso imediato no mercado de trabalho tradicional e virtual e, capacitados a atuarem como profissionais especializados e de alta qualificação em empresas e organizações privadas, públicas ou não governamentais, com ou sem fins lucrativos, de quaisquer setores econômicos, incluindo organizações agropecuárias, industriais, construção civil, comércio, empresas de serviços, bem como, organizações políticas, esportivas, culturais, turísticas, de lazer e de saúde, nos diversos processos mercadológicos no mercado dito tradicional e também na área digital, com ferramentas atualizadas e conceitos gerias das inúmeras possibilidades existentes no mundo virtual. Desse modo, as propostas pedagógicas desses cursos devem orientar o desenvolvimento dos alunos, centrado no apoio à criação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores orientados à gestão eficaz do processo mercadológico em organizações dos mais diversos setores. Logo, as atividades desenvolvidas no decorrer do curso contemplam a pesquisa de
características pessoais, hábitos, preferências, e comportamentos do consumidor, segmentação de mercado e posterior posicionamento a partir da formulação de ideias de novos produtos e suas adaptações, precificação, distribuição e planejamento de comunicação para o mercado alvo.

Assim, esperasse que esses alunos possam atuar com as competências abaixo, dentro das especificidades de cada região.

Conhecer e analisar o propósito e situação da empresa para poder em seguida estruturar um plano de marketing digital;

Agir de forma reflexiva na gestão de marketing de forma geral, compreendendo o impacto das ferramentas de marketing digital de forma direta ou indireta sobre as pessoas e a sociedade;

Entender o contexto social no qual o marketing digital é praticado, bem como os efeitos dos projetos digitais na sociedade;

Considerar os aspectos econômicos, financeiros, de gestão e de qualidade, associados a novos produtos e organizações;

Considerar fundamentais a inovação e a criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

Para que isso ocorra, de maneira loco regional, cada unidade temática da grade, ao ser elaborada, deve gerar uma matriz interdisciplinar de conteúdo, na qual aspectos como
relevância dos conteúdos, pertinência, abrangência, coerência teórica, bibliografia básica e complementar. Com isso, a proposta da grade visa propiciar ao egresso aplicar o conhecimento na sua realidade, sendo então crucial trazer a sua realidade para a incorporação do processo de aprendizagem, obtendo assim uma quebra do paradigma do distanciamento da teoria e da prática, assim desmitifica-se que educação a distância se constitui como massificação e extrai as implicações sociais de ser uma ferramenta de controle social de uma cultura predominante. Com isso, as grades devem propiciar momentos e condições para a elaboração de atividades práticas que vislumbrem pesquisa e/ou intervenção dos diversos recônditos brasileiros.

Assim, afirmamos que o currículo não é um elemento transcendente e atemporal. E, com isso, quando em cursos na modalidade de educação a distância tratamos do aspecto loco regional significa que adotamos, apesar da centralidade de alguns fatores administrativos e pedagógicos, dois aspectos fundantes, sendo um de ordem operacional e outro de cunho filosófico e antropológico: Que as equipes multidisciplinares que estão localizadas nos polos de apoio presencial contribuem com os processos de melhoria de ordem administrativa e pedagógica, além de realizarem as atividades práticas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos; e que quando tratamos do currículo e/ou do conhecimento produzido numa determinada região do país não pode prevalecer em outra, reassumimos com este posicionamento que o processo educacional não é neutro.

Assim, é importante que a grade possibilite a ação do egresso na sua realidade local.

Uma vez criado o CST Marketing Digital EaD a primeira oferta foi realizada em fevereiro de 2018 obtendo sucesso imediato e grande aceitação perante os alunos, fato esse que mesmo antes de qualquer atividade da Comissão Própria de Avaliação da IES já foi contatado nas redes sociais. Porém para uma melhor exposição do novo curso convém destacar que alguns diferenciais somente são possíveis por já existir um curso “mãe” ou “base” para o mesmo, é o caso do CST Marketing EaD da IES (Nota 05 conceito MEC) que desde 2006 vem se destacando no mercado EaD pela qualidade das aulas, titulação e experiência de mercado do corpo docente, bem como alta qualidade dos materiais didáticos contendo slides, conteúdos complementares, artigos de apoio, acesso a mais de 7.500 obras através da biblioteca virtual, dos vídeos que atendem a todas exigências de qualidade de áudio e adequação a DCN´s, pois vão além das ofertas de materiais de apoios virtuais, dispondo ao durante toda a sua jornada acadêmica, 24 livros que são base para todas as disciplinas do curso.

Vale ainda chamar atenção a alguns diferenciais existentes no novo CST Marketing Digital da IES, que dentre inúmeros diferenciais é possível observar que o curso permite a oferta de ensino e aprendizagem personalizada onde conforme destacado anteriormente o aluno monta sua própria grade de disciplinas de acordo com sua realidade social, local, cultural e econômica, indo assim além do ensino híbrido pois é constantemente direcionado a produção de materiais práticos para criação de seu próprio portfólio de trabalhos desenvolvidos nos encontros ocorridos nos mais de 800 PAP´s existentes pelo Brasil, vale também ressaltar que essa prática permite ao PAP ofertar aos alunos do curso, o trabalho com metodologias ativas + sala de aula invertida + PBL, com postagens que seguem um calendário e agregam a sua nota final, sendo em um primeiro momento uma atividade facultativa a escolha do aluno, ou seja, é opcional fazer ou não o trabalho, sendo assim mais uma forma de evolução do sistema de ensino.

O curso ainda conta com o uso de tecnologias na aprendizagem via AVA (ambiente virtual de aprendizagem) + Vídeo + 26 Softwares licenciados Adobe para utilização sem custo aos alunos do CST Marketing Digital + Material Didático Digital + Livro Impresso + Trabalhos Práticos conforme destacado anteriormente e sendo mais uma vez citado por ser de grande relevância a jornada de experiência do aluno, que trata não imposição da obrigatoriedade de presença, realização de trabalhos ou grade fixa.

 

Dentre as disciplinas contempladas é possível se destacar algumas que são fundamentais para a formação do aluno, tais como o conteúdo exclusivo que trata sobre sites de alta performance que abrange os temas inerentes a otimização de busca de sites, relevância em sites de busca, utilização de recursos de SEO para melhor desempenho do sítio ou melhora de tráfego no comércio eletrônico por exemplo, bem como o conteúdo de ferramentas de marketing digital que conta com instrumentos usados pelas grandes e médias organizações que visam melhoria de visibilidade na internet e por fim é possível destacar a disciplinas de gestão de mídias sociais e novas mídias que apresenta uma variedade de alternativa fora do eixo comum no que se refere a divulgação e venda de produtos e serviços de forma virtual. Sobre o termo usado sobre “experiência” do aluno que é recorrente ao novo marketing ou seja para o corpo discente o conteúdo, ferramentas e dedicação são importantes porém é dado ao aluno a oportunidade de viver uma nova experiência acadêmica e tratar da liberdade que dada ao mesmo com auxílio de materiais que servem para apresentar as propostas de caminhos possíveis, ou seja, o aluno tem total flexibilidade de escolha de 50% da sua grade, com escolha de uma eletiva entre 05 possíveis a cada nova fase do curso, sendo assim ele sempre tem 01 disciplina fixa que é determinada pelo próprio curso e outra de sua escolha, sendo que o curso tem 06 momentos chamados de UTA´s (Unidades Temáticas de Aprendizagem), cada UTA possui 02 fases e a cada fase uma (01) escolha entre 05 (ver imagem “escolha eletiva” que ilustra a forma como o aluno escolhe sua disciplina, elaborado pelo autor), porém o sistema auxilia essa escolha com aconselhamentos que são ofertados via sistema e tutoria online.

Sobre o pacote Adobe oferecido ao aluno, o mesmo pode elaborar o PBL facultativo (trabalho prático) usando esses recursos que são disponibilizados sem custo algum ao aluno CST Marketing Digital, sob forma de licença que é liberada ao corpo discente durante o período que o mesmo esteja matriculado como ativo no curso, são 26 softwares, dentre eles Ilustrator e Premiere que permitem edições de vídeos e imagens, temas contemplados durante do curso com oferecimento de treinamento também sem custo para o aluno que possibilitam exercitar o conteúdo de forma prática ou mesmo como exercício complementar aos temas relativos as aulas ministradas pelos corpo docente do curso. Dentre as 24 disciplinas é possível cerca de 100 combinações, tornando assim a experiência do aluno ainda mais fascinante e aumentando o entusiasmo do mesmo pelo controle de sua formação. Ainda sobre os diferenciais do curso destaque para a relevância do loco regional, uma vez que o aluno monta sua grade disciplinas de acordo com sua realidade social, o polo oferta atividades de acordo com sua realidade social, a realização das atividades pode ser feita em casa ou no polo, em grupos ou individualmente, criando assim uma forma de inovação ensino superior focando a flexibilidade de formação com avanço nas metodologias de ensino e aprendizagem, gerando assim mais aprendizagem autônoma, colaborativa e prática, com uso eficiente de tecnologias (AVA + ADOBE) e avaliação personalizável, pois vai depender da escolha do aluno em relação aos PBL´s existentes durante o curso que podem agregar nota a sua média, uma vez que são atividades facultativas, elas não baixam a nota, podendo exclusivamente agregar a nota.

O corpo docente, NDE e colegiado de curso estão a disposição para dividir com todos os pares sobre a experiência relatada no presente artigo. O aluno na modalidade a distância tem cada vez mais acesso a tecnologia e consequente mais acesso as informação de forma adequada suas necessidades locais e profissionais, com opções de formações variadas com intuito de fomentar cada vez a qualidade dos serviços educacionais prestados. Assim, a atuação desses profissionais contribuirá, de forma direta ou indireta no planejamento, execução, controle e avaliação das atividades, projetos e processos empresariais, pelo viés econômico e financeiro, empregando modernos métodos, ferramentas e técnicas, adaptáveis ao perfil e momento da organização e de acordo com as questões legais, éticas, sociais e ambientais. Ser ainda empreendedor interno ou externo, avaliando e implementando planos de negócios a partir de oportunidades do mercado, de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores, clientes e tendências globais.

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